CERTIFICADO DIGITAL

CERTIFICADO A1

O CERTIFICADO DIGITAL A1 É UM DOCUMENTO ELETRÔNICO INSTALADO DIRETAMENTE NO COMPUTADOR E NÃO DEPENDE DE CARTÕES OU TOKENS PARA SEU USO. TRATA-SE DE UM ARQUIVO QUE, GERALMENTE, POSSUI EXTENSÃO .PFX OU .P12. SUA SENHA DE ACESSO PRECISA SER DIGITADA UMA ÚNICA VEZ DURANTE A INSTALAÇÃO. DEPOIS DISSO, NÃO É MAIS NECESSÁRIO INFORMÁ-LA PARA REALIZAR AS EMISSÕES DE NF-E.

POR SER APENAS UM ARQUIVO INSTALADO NO COMPUTADOR, ELE CORRE MENOS RISCO DE SE PERDER OU DE SER ROUBADO. ALÉM DISSO, O CERTIFICADO A1 TEM A FACILIDADE DE PODER SER UTILIZADO EM DIVERSAS PLATAFORMAS, COMO SMARTPHONES, TABLETS E NOTEBOOKS, O QUE CONFERE MAIS MOBILIDADE E A POSSIBILIDADE DE QUE VOCÊ EMITA NOTAS FISCAIS MESMO ESTANDO LONGE DO TRABALHO. COM ELE, SUA EMPRESA PRECISA APENAS DE UM CERTIFICADO PARA A MATRIZ E AS FILIAIS. PORÉM, SUA VALIDADE É DE APENAS 1 ANO.

CERTIFICADO DIGITAL A3

     (CARTÃO OU TOKEN)

O CERTIFICADO DIGITAL A3, PRECISA SER ARMAZENADO EM ALGUM HARDWARE: TOKEN OU CARTÃO. ELE SÓ PODE SER USADO EM UM ÚNICO EQUIPAMENTO DE CADA VEZ, POIS O TOKEN OU CARTÃO DEVE ESTAR CONECTADO A ELE. SEMPRE QUE FOR PRECISO UTILIZAR UM OUTRO EQUIPAMENTO, É NECESSÁRIO LEVAR O HARDWARE ATÉ ELE E REALIZAR UMA NOVA CONFIGURAÇÃO.

O A3 TAMBÉM POSSUI UMA SENHA DE ACESSO. CONTUDO, ELA PRECISA SER INFORMADA TODOS OS DIAS. E CASO VOCÊ DIGITE 3 VEZES A SUA SENHA ERRADA, O CERTIFICADO SERÁ BLOQUEADO, SENDO NECESSÁRIO ADQUIRIR UM NOVO. PELO MENOS, NESSE CASO, O TOKEN E O CARTÃO PODEM SER REAPROVEITADOS.